Todo mundo tem aquele seu “feriado preferido”, e em função das diferenças históricas, cultura e tradições existem diversas datas com significados especiais em cada país. Alguns feriados são mundiais, outros são bem regionais e ainda existem os que mesmo fazendo parte de uma cultura local, ganharam o mundo e conquistaram os corações de outras nações a ponto de serem reproduzidos em outras cidades pelo 5 continentes.

OUTUBRO é um mês cheio de festas, e algumas agitam o calendário turístico.


OKTOBERFEST

Acontece entre o final de setembro e começo de outubro, isso mesmo, atualmente a festa é celebrada em setembro e não só em outubro, dura de 16 a 18 dias na região da Baviera. E sabe como tudo começou? Em 1810, o rei bávaro Luís I realizou a primeira festa, para celebrar seu casamento com a princesa Teresa.

Hoje é o maior festival popular do mundo, misturando tradição, cerveja, música, gastronomia e parques de diversões.

Símbolo da cultura bávara, celebrando alegria, confraternização e hospitalidade. Por que ir na Oktoberfest? Experiência cultural única, unindo tradição bávara + alegria popular.

Ideal para amigos, casais, famílias e grupos. Além da festa de ambiente  acolhedor  existe a possibilidade de estender a viagem para conhecer os castelos da Baviera, os Alpes alemães e cidades vizinhas. Então que tal soltar, com toda força que seu pulmão permitir “Auf uns!” em uma das tendas de Munique! Participe dessa incrível festa em 2026.

DIWALI

Acredito que é uma das festas menos conhecidas por nós brasileiros – é uma festa religiosa hindu, basicamente o ano novo deles conhecida como o festival das luzes. Também celebrada por sikhs, jainistas e budistas em várias partes da Índia e do mundo.

Acontece geralmente em outubro ou novembro (segue calendário lunar).

Simboliza a vitória da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal e do conhecimento sobre a ignorância.

As famílias limpam e decoram suas casas com lamparinas de óleo (diyas) e luzes coloridas, vestem roupas novas, trocam presentes e doces tradicionais. Fogos de artifício e festas iluminam as ruas.

Marca o retorno do deus Rama a Ayodhya após vencer Ravana (na tradição hindu). É um momento de renovação espiritual e familiar.

E o que atrai os turistas? Além de toda energia e espiritualidade …

Varanasi (Benarés) – às margens do rio Ganges, templos e ghats ficam cobertos de luzes, com rituais e fogos refletindo no rio.

Jaipur (Rajastão) – conhecida como a “cidade rosa”, recebe decoração espetacular de luzes nas fachadas e mercados.

Delhi e Mumbai – grandes centros urbanos, cheios de feiras, doces típicos, espetáculos e fogos de artifício.

Amritsar – o Templo Dourado (sikh) é todo iluminado, atraindo milhares de visitantes.

Assim, o atrativo turístico é participar da festa nas cidades mais tradicionais, experimentando rituais, cores, doces, música e iluminação, que transformam a Índia em um verdadeiro espetáculo cultural.

HALLOWEEN

Acontece no dia 31 de outubro 

De origem celta (Samhain), marcava o fim da colheita e o início do inverno, época em que se acreditava que os espíritos retornavam à Terra. Com a cristianização, se mesclou ao Dia de Todos os Santos. Hoje é uma festa que mistura tradição, fantasia e entretenimento e se tornou mais comercial e lúdica do que religiosa. 

É celebrado em várias partes do mundo apesar de ser mais forte em países como EUA, Canadá, Reino Unido e Irlanda,.

Muita gente escolhe o período da festividade para viajar para os países onde o Halloween é tradição só pra sentir o gostinho da experiencia do “trick or treat”. 

Também sonha em tomar uns sustos, ganhar uns doces ou simplesmente desfilar arrasando com uma super produção na fantasia? É só se programar!

DIA DE LOS MUERTOS

Celebrado nos dias 1º de novembro (dia do inocentes – em memória as crianças) e 2 de novembro (dia dos mortos – em memória aos adultos),  logo após o Halloween. De origem indígena mesoamericana, mistura ritos pré-hispânicos com tradições católicas trazidas pelos espanhóis. Acredita-se que nesses dias as almas retornam para visitar seus familiares. 

É uma celebração colorida e alegre e diferente do luto: celebra a vida dos que se foram. Celebrado com Altares (Ofrendas) → montados nas casas, cemitérios e praças, com fotos, velas, flores (especialmente a cempasúchil, flor laranja do México), comidas e objetos favoritos do falecido. Caveiras mexicanas (calaveras) → de açúcar ou chocolate, decoradas com cores vivas. Catrinas → elegante esqueleto feminino com chapéu, criada por José Guadalupe Posada, hoje símbolo da festa. Procissões e desfiles → pessoas fantasiadas de esqueletos e catrinas, com música e dança. E até mesmo em cemitérios → famílias passam a noite junto às sepulturas, com velas, música e comida, transformando o luto em festa.

O clima alegre e festivo sem duvida encanta os turistas, então que tal caprichar na maquiagem e vivenciar essa experiencia única.

POR QUE EU FALEI DO DIA DE LOS MUERTOS SE SÓ É EM NOVEMBRO?  Porque os preparativos já começam no finzinho de outubro… 

Venha viver uma dessas experiencias em 2026 fale com a L’ART DU VOYAGE  e programe-se desde já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook
Instagram
WhatsApp